![]() |
1492 O Ano da expulsão do Povo Judeu do Reino da Espanha |
A comunidade judaica medieval espanhola, era a mais antiga e próspera daquele tempo. Apesar disso, a partir de 1391, motins terríveis contra os judeus ocorreram, resultando em ondas de conversões forçadas ao catolicismo. Isto foi ocorrendo até 1492, quando os judeus foram expulsos do reino da Espanha pelos Reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela que antes expulsara os muçulmanos. Muitos desses convertidos - conhecidos pelo termo hebraico anussim (forçados) - mantiveram a sua identidade judaica e continuou a se reunir secretamente com alguns seguindo os costumes e tradições de seus antepassados. O alcance desse fenômeno, deu durante séculos cruéis perseguições pela Inquisição, e isso continuou mesmo até hoje onde em alguns países da Europa existe um forte anti-semitismo, mas naquele tempo, alguns judeus resistiram. Um dos exemplos mais famosos são os judeus de Palma de Mallorca, conhecido como "Chuetas" que conservaram a sua identidade judaica até hoje.
Bnei anussim Portugal
Em 1497, o Rei de Portugal, deu aos judeus a escolha da conversão ou morte, apenas alguns escolheram a segunda opção, mas a maioria dos judeus Português escolheu o batismo contra a sua vontade. No entanto, a maioria desses "novos cristãos" fez todo o possível para permanecer fiel às suas raízes judaicas e transmitir-lhes de geração em geração todo o conhecimento da religião. Mas enquanto alguns foram descobertos pela Inquisição, outros conseguiram preservar e transmitir a sua identidade. Talvez o exemplo mais famoso é a comunidade de Belmonte, no norte de Portugal, onde 150 Bnei anussim foram formalmente restaurado ao povo judeu por um tribunal rabínico enviado de Israel.
Bnei anussim Brasil
Abre-se o caminho para o novo mundo, a partir do século XV, o Brasil passou a representar uma vida melhor e uma esperança de voltar à sua antiga religião. Durante décadas, o "povo da nação", como eram conhecidos os Judeus Portugueses participou ativamente da colonização e desenvolvimento do Brasil. Enquanto isso, o aperto da Inquisição se espalhava para as novas colônias, mas não conseguiu apagar as chamas do judaísmo. Muitas famílias preservavam os costumes e rituais judaicos, junto com o sentimento de unidade ao povo judeu. Estes foram transmitidos de geração em geração até hoje.
Atualmente, um grande grupo de Bnei anussim - descendentes dos anussim - em Espanha, Portugal, Estados Unidos e outros países estão recuperando seu sentido de pertencer e de reivindicar o seu direito histórico para retornar ao seio do povo judeu.
Só que ainda existe resistência dentro da própria comunidade rabínica em aceita-los como judeus.
Traduzido do espanhol por Clayton Nesher
Fonte: Shavei Org e Universidade de Passo Fundo - RS
Qual o motivo destas pessoas não serem aceitas, sabe dizer algo?
ResponderExcluir