Blog voltado para o conhecimento das tradições judaica e a Lei. Numa abordagem clara procura desvendar essa que é segundo os homens uma das mais antigas "religião*" do mundo e que serviu como base da atual sociedade judaica-cristã. O judaísmo não é uma religião, essa palavra não existe na Torah e não tem origem no idioma hebraico, é do latim que significa "Religare" religar o homem com o divino. O homem nunca esteve desligado de D'us.
Total de visualizações de página
37537
terça-feira, 24 de julho de 2012
O Bar ou Bat Mitzvá
Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar os meus mandamentos dentro de você, transformando o ouvido atento à sabedoria e aplicar o teu coração ao entendimento, e se você chamar para a introspecção e clamar por compreensão, e se você olhar para Ele como para prata e procura-lo como um tesouro escondido, então você entenderá o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus (Provérbios 2:1-5).
Um dos melhores costumes conhecidos do povo judeu é o de Bar / Bat Mitzvah. Seja ou não um é de um fundo judaico, a maioria das pessoas perceber que o Bar Mitzvah / Bat é um passo importante na vida de uma criança judia. Como o nome hebraico / aramaico implica (bar é aramaico para "filho"; bat é hebraica para "filha"; mitzvah é hebraica para "mandamento"), este é um marco na vida de uma criança judia. É um momento em que a criança assume a responsabilidade por sua própria vida religiosa. É considerada a idade bíblica de responsabilidade. A criança atravessa essa lacuna precária entre a infância e a adolescência, com suas funções necessárias.
O fundo histórico da personalizado Bar Mitzvah / Bat é um pouco mais difícil de controlar do que muitas outras tradições. Isso ocorre principalmente porque não há nenhuma referência específica para a cerimônia nas Escrituras Hebraicas. No entanto, existem dezenas de versículos que apóiam a idéia de que existe uma idade de prestação de contas aos mandamentos do Eterno. Alguns poderiam achar que é irônico que o relato mais detalhado de um Bar Mitzvah na Bíblia é, na verdade, no Novo Testamento, no "Bar Mitzvah" cerimônia de Jesus.
No entanto, muito pode ser aprendido a partir dos escritos históricos dos rabinos, através dos seus vários comentários sobre as Escrituras. Os antigos rabinos consideravam entre 12 ou 13 anos para ter a idade da responsabilidade e da idade de maturidade física. Neste momento, a criança é responsável para começar a tomar sobre si certos mandamentos e funções, tais como celebrar as festas da Torah. Até aquele momento, os pais assumem a responsabilidade total para as ações da criança, incluindo os votos, os problemas de disciplina e de formação religiosa. Aos 12 (ou alguns dizem 13), essa relação começa a mudar. Outros estados talmúdicos citam que este tempo de transição da vida torna a criança um Bar Mitzvah.
Embora o tempo exato dessa modificação de direitos foi debatido, o Talmud faz a recomendação de que a criança começar a observar as festas um ano antes de se tornar um Bar Mitzvah. Nos comentários antigos nota-se que, nos dias do Templo de Jerusalém, o menino ou menina deve aparecer antes dos rabinos para uma bênção especial.
Parece que a cerimônia oficial, agora chamada de Bar Mitzvah, não se tornou comum até a Idade Média. Na idade de 13 anos, um menino judeu teria completado seu hebraico precoce e estudos religiosos, e, portanto, começam a participar do culto da sinagoga no sábado para cumprir este requisito. A adaptação mais moderna dá às meninas judias a mesma honra, geralmente na idade de 12 anos, uma vez que presume-se que elas amadurecem mais rapidamente do que suas contrapartes masculinas.
O objetivo principal da cerimônia de Bar Mitzvah / Bat é o início oficial de suas funções na adolescência e deveres religiosos judaicos.
A preparação para tal transição na vida não acontecem de repente, na verdade, a maioria das crianças judias durante vários anos gradativamente na sinagoga estudam e trabalham com o objetivo de tornar-se um Bar Mitzvah / Bat. Este curso de estudo inclui a língua hebraica, mas é muitas vezes complementado com estudos da história judaica, a tradição e a Bíblia. Os anos de preparação culminam com a cerimônia Mitzvah Bar/Bat em uma sinagoga de serviço especial num sábado próximo ao 13 º aniversário da criança (12 para a menina).
A cerimônia real é muito bonita e significativa. Atentos as suas novas responsabilidades, o menino ou menina está preparado para realmente levar uma parte significativa do serviço na sinagoga. Especificamente, a criança dominou várias partes do serviço litúrgico que, dependendo das capacidades do jovem estudante, podem incluir orações hebraicas como o Sh'ma ( Deuteronômio 06:04 ), a Amidá (18 Bênçãos) e vários salmos. além de parte principal do serviço, a Mitzvah Bar/Bat também canta a leitura tradicional semanal da Torá e os Profetas.
Imediatamente antes das leituras bíblicas, a criança é dada uma honra muito especial. O cantor, ou o pai da criança, abre a arca contendo o rolo da Torá e coloca-o nos braços da Mitzvah Bar/Bat. Após as bênçãos apropriadas são cantados, uma procissão santa começa quando a criança caminha se deslocado para baixo pelos corredores da sinagoga. É comum que as pessoas mostrem a sua reverência pela Palavra de D'us por estender a mão e tocar o manto que cobre a Torá com seu talitot (xales de oração) ou siddurim (livros de orações). E assim o Mitsvá Bar/Bat da uma volta dentro da sinagoga e volta até o bimah (púlpito ou plataforma). Ali a Torá é aberta e o Mitzvah Bar/Bat canta as bênçãos de abertura:
Barukh ATA Adonai, eloheynu Melekh ha'olam, asher bakhar banu Mikal ha'amim, Vnatan Lanu et torato. Barukh ATA Adonai, noteyn Ha'Torah. Amen.
Bendito és Tu, O Senhor nosso D'us, Rei do Universo, que nos escolheu de todos os povos e nos deu a Torá. Bendito és Tu, O Senhor, doador da Torá. Amen.
A porção semanal da Torá é tradicionalmente abençoado por sete leitores, cada uma bênção uma seção da leitura. Isto seria seguido pelo Bar Mitzvah / Bat, que faz as bênçãos e, em seguida, lê a Torá. A criança não apenas lê a passagem em hebraico (que é desafio suficiente), mas também canta as notas musicais que acompanham a leitura, chama-se a cantilena. Essas melodias Acredita-se que remontam ao tempo de Moisés (ver Deuteronômio 31:19-22 ), e foram codificados no texto Massorético das Escrituras Hebraicas.
Quando a leitura do rolo da Torá é concluído, a Mitzvah Bar/Bat canta a seguinte bênção:
Barukh ATA Adonai, eloheynu Melekh ha'olam, asher natan Lanu Torat emet, Vchayey olam nata b'tokheynu. Barukh ATA Adonai, noteyn ho'torah. Amen.
Bendito és Tu, ó Eterno nosso D'us Rei do Universo, que nos deu a Torá da verdade, e plantou a vida eterna em nosso meio. Bendito és Tu, ó Eterno, doador da Torá. Amen.
A leitura da Haftará (a partir do thaftir verbo "demitir") é chamado de Maftir (do mesmo verbo), porque ocorre perto do final do culto da sinagoga. A Haftará é uma seleção dos escritos proféticos que elucida um tema encontrado na porção da Torá. A leitura começa com os três últimos versos da porção da Torá, a fim de evitar a impressão de que a Haftará é igual em importância à Torá e merecedor de seu próprio leitor separado. A criança Bar Mitzvah / Bat lê esses versos Maftir na Torá, dá a bênção final, e segues para a Haftará. A criança tem um desafio especial, já que ele ou ela deve ler o hebraico extra, mais cantar um cântico exclusivamente para a leitura profética. Antes que o leitor comece nesta última seção, a seguinte bênção é cantado:
Barukh ATA Adonai, eloheynu Melekh ha'olam, asher bakhar binvi'im Tovim, Vratzah b'divreyhem ha'ne'emarim be'emet. Barukh ATA Adonai, ha'bokheyr ba'torah uvmoshe Avdo, uvyisraeyl amo, uvinvi'ey ha'emet va'tzedek. Amen.
Bendito és tu, ó Eterno nosso D'us, Rei do Universo, que selecionou bons profetas, tendo prazer em suas palavras que foram ditas em verdade. Bendito és tu, ó Eterno, que escolheu a Torá, Teu servo Moisés, teu povo Israel, e os profetas da verdade e da justiça Amem.
Todos os olhos estão voltados para a criança Bar Mitzvah / Bat como ele ou ela canta a leitura tradicional dos Profetas. Após essa leitura (que pode ser tão curto quanto alguns versos ou contanto que dois capítulos) for concluída, a criança canta a bênção de encerramento para a parte Haftarah
Isto é demasiado longa para citar aqui, mas inclui pensamentos como Deus a bênção para sua fidelidade, a misericórdia de Sião e até mesmo uma oração que Elias viria em breve para anunciar os dias do Messias.
Tendo cumprido a sua tarefa principal de cantar as Escrituras, a criança apresenta a última parte da cerimônia, o drashah ("sermão" ou "ensinar"). Isso é mais comumente conhecido como o discurso Mitzvah Bar/Bat onde a criança dá um mini-sermão e graças a família e amigos para participar desta ocasião alegre. A criança expõe sobre as leituras e como a passagem é significativa para sua vida. Ela pode ser muito inspiradora para ouvir tais comentários de um adolescente.
A cerimônia geralmente é encerrada com as saudações habituais e os melhores votos de familiares e amigos. A sinagoga pode fazer várias apresentações para a criança (por exemplo, certificados, um xale de oração (para o menino), ou uma Bíblia). Meninas costumam receber seu primeiro par de castiçais de sábado. Muitas vezes, o serviço de sinagoga é seguido por uma recepção ou festa em honra do Bar Mitzvah / Bat novo. Presentes, comida e dança folclórica israelense-geralmente abundam para celebrar a alegria da ocasião, de se tornar um filho ou filha do mandamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário